Rcs FM 87,9 Mhz

Paraná

Após chuvas nos últimos dias, Dia das Crianças terá novas tempestades no Paraná

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br.

Após chuvas nos últimos dias, Dia das Crianças terá novas tempestades no Paraná
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A semana foi chuvosa no Paraná e, após um rápido momento de sol no sábado, as chuvas mais fortes voltarão no domingo ao Estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), temporais são previstos para a faixa Oeste já na madrugada do Dia das Crianças e feriado em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. 

Entre segunda (06) e quinta-feira (09), os acumulados de chuva somados chegaram a 74,2 mm em Antonina, 66,6 mm em Guaraqueçaba, 38,8 mm em Palmas e 31,4 mm em Curitiba. Em outras cidades o acumulado foi menor, porém muito significativo: Cornélio Procópio em outubro registrou um volume acumulado de 17,2 mm de chuva, sendo 15,4 mm apenas nesta semana - a cidade não registrava essa quantidade de chuva desde 27 e 28 de julho, quando teve 30,2 mm.

Durante todo o período depois do dia 28/07 até o fim de setembro, juntando todos os dias, a chuva em Cornélio Procópio não havia somado um acumulado superior a 16 mm. 

A chuva continua no Paraná nesta sexta-feira (10) do Leste ao Litoral, e com menor intensidade em parte do Norte. “Nos Campos Gerais, Norte Pioneiro, Norte e Norte Novo, as pancadas de chuva são mais irregulares, principalmente no período da manhã, mas, durante a tarde, a chuva fica um pouco mais consistente nessas áreas também”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

 

Por conta da nebulosidade, as temperaturas seguem amenas entre a Capital, o Litoral e a região de Ponta Grossa, que não terão máximas acima de 20°C. Já no Interior, com predomínio de sol no Noroeste, Oeste e Sudoeste, as temperaturas chegam a 26°C. 

No sábado (11), finalmente o sol aparece na Capital, mas ainda de forma tímida, principalmente no período da tarde. A temperatura máxima pode se aproximar dos 20°C. Na maioria das regiões do Paraná o sol predomina e as temperaturas chegam a 30°C na faixa norte, e a 28°C no Oeste. No Litoral, entretanto, o céu continua encoberto e há possibilidade de chuvisco ocasional. 

No domingo (12), as condições do tempo mudam e se agravam principalmente na faixa Oeste do Paraná. “Mais uma frente fria associada a um ciclone extratropical sobre o oceano atlântico traz risco de temporais no estado, começando pelas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste já na madrugada. Estão previstas pancadas de chuva e trovoadas, além de rajadas de vento acima de 50 km/h, podendo ter alguns picos de até 70 km/h ao longo do dia”, ressalta Jacóbsen.

 

A instabilidade começa a afetar essas regiões mais próximas de fronteira com Paraguai e Argentina e de divisa com Mato Grosso do Sul e, ao longo do domingo, o tempo muda rapidamente nas outras regiões paranaenses, como o Centro-Sul, Norte, Leste e Litoral, porém com chuvas de menor intensidade em comparação ao previsto para a faixa Oeste.

O tempo volta a ficar estável em todo o Paraná apenas a partir de terça-feira.  

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

FONTE/CRÉDITOS: AEN
Comentários:

Veja também