A Câmara Municipal de São Jorge D’Oeste realizou, na noite desta segunda-feira (22), a 18ª Sessão Ordinária de 2026, sob a presidência da vereadora Rosane Fátima Lotti. A reunião contou com a presença dos vereadores, servidores e moradores que acompanharam os trabalhos presencialmente e por meio das redes sociais.
Os trabalhos tiveram início com uma oração conduzida pelo vereador Valdir Antônio Martendal, que agradeceu pelas chuvas registradas no município e pediu sabedoria aos vereadores para a condução das decisões em benefício da população são-jorgense.
Na sequência, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior. Também foi lido convite do Departamento Municipal de Esportes para as finais do 13º Campeonato Municipal de Sinuca, que acontece no dia 26 de junho, no Bairro da Lapa, e do 9º Campeonato Municipal de Futebol Suíço, marcado para o dia 27 de junho, na comunidade de Volta Grande.
Durante a sessão, deu entrada o Projeto de Lei do Legislativo nº 05/2025, de autoria dos nove vereadores, que institui o Dia Municipal do Associativismo, a ser comemorado anualmente em 15 de junho.
Projeto esportivo aprovado por unanimidade
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei nº 09/2026, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei Municipal nº 729/2015, ampliando as modalidades esportivas contempladas pela legislação que regulamenta a Copa Regional de São Jorge D’Oeste.
Ao defender a proposta, o vereador Sidney Luiz Bonetti destacou que a alteração permitirá a realização de competições regionais de futsal, futebol de campo e futebol feminino, fortalecendo o esporte local e regional.
Segundo ele, o município dispõe atualmente de estruturas esportivas adequadas para receber competições de maior porte, contribuindo para a integração regional e movimentação econômica da cidade.
Casas populares avançam
Nas considerações finais, o vereador Valdir Antônio Martendal informou que esteve acompanhando o andamento das obras das casas populares no Bairro Vitória e recebeu informações positivas da equipe técnica da Prefeitura.
De acordo com o parlamentar, está em andamento a ampliação da rede principal de abastecimento de água para atender adequadamente os dois conjuntos habitacionais. Além disso, já foi assinado o contrato para instalação da rede elétrica, com expectativa de conclusão dos serviços nos próximos 30 dias.
Martendal também convidou a população para prestigiar as finais dos campeonatos municipais organizados pelo Departamento de Esportes.
Festa Junina e reconhecimento aos agricultores
O vereador Claudinei Cordeiro agradeceu a participação da comunidade na Festa Junina do CMEI da Lapa e convidou a população para a Festa Junina da Escola Nossa Senhora da Lapa, programada para a próxima sexta-feira.
O parlamentar também destacou a limpeza realizada no Cemitério Municipal, elogiada por moradores, e parabenizou agricultores que realizam a conservação das margens das estradas rurais próximas às suas propriedades, contribuindo para a segurança e preservação do patrimônio público.
Inseminação artificial e recursos para associações
O vereador Moacir Antônio da Costa e Silva informou que, após cobranças realizadas junto à Secretaria de Agricultura, o serviço de inseminação artificial voltará a ser disponibilizado normalmente aos produtores rurais do município.
Moacir também anunciou a liberação de mais de R$ 300 mil em recursos destinados à aquisição de equipamentos para associações comunitárias. Ao mesmo tempo, cobrou agilidade na aplicação de cerca de R$ 200 mil já disponíveis desde o ano passado para a mesma finalidade.
Esporte e cultura em destaque
O vereador Sidney Luiz Bonetti voltou a destacar o trabalho desenvolvido pelo Departamento Municipal de Esportes, ressaltando a grande quantidade de campeonatos realizados ao longo do ano.
Entre as competições mencionadas estão os campeonatos municipais de Sinuca, Futebol Suíço, Bocha, Bolão, Canastra e Cacheta, além de outras modalidades que envolvem diferentes faixas etárias.
O parlamentar também informou que está sendo organizado para agosto um Festival Municipal de Música, viabilizado por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura, fortalecendo as ações culturais no município.
Saúde, estradas e leilão municipal
O vereador Anderson Luiz Dierings abordou temas relacionados à saúde, habitação, estradas rurais e ao próximo leilão municipal.
Entre os assuntos levantados, destacou questionamentos recebidos da população sobre o acesso a consultas pediátricas, além de pedidos para melhorias em estradas da comunidade de Paranhos.
Também comentou dúvidas relacionadas a veículos e máquinas que serão leiloados pelo município, solicitando esclarecimentos ao Poder Executivo sobre alguns itens incluídos no processo.
Respondendo ao tema da saúde, a vereadora Soely Stermer explicou que o atendimento pediátrico continua sendo realizado normalmente pelos profissionais da especialidade e que casos urgentes são inicialmente avaliados pelos clínicos gerais das unidades de saúde, garantindo atendimento imediato às crianças.
Recursos para o município
Encerrando os pronunciamentos, o vereador Santolino Ferreira destacou a visita do deputado federal Aliel Machado ao município na última sexta-feira.
Segundo o parlamentar, durante o encontro foram anunciados recursos para a construção da futura sede da área social do município, além de novos investimentos previstos para os próximos meses.
Santolino também reforçou a importância da busca permanente por recursos destinados às áreas de habitação, saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura.
Encerramento
Ao final da sessão, a presidente Rosane Fátima Lotti agradeceu a presença dos vereadores, servidores e moradores que acompanharam os trabalhos, encerrando oficialmente a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Jorge D’Oeste e desejando uma boa semana à população.
Comentários: