Rcs FM 87,9 Mhz

São Jorge D'Oeste

Comunidade do Iolópolis reafirma luta contra fechamento de escola estadual

Procedimentos legais exigem escuta da comunidade

Comunidade do Iolópolis reafirma luta contra fechamento de escola estadual
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Votação realizada nesta Terça-Feira (22) rejeita mais uma vez proposta de desativação; reunião contou com ampla participação de pais, autoridades e representantes da educação
A comunidade do Distrito de Iolópolis, em São Jorge D’Oeste, reafirmou nesta terça-feira, 22 de Julho, sua posição contrária ao fechamento da Escola Estadual do Iolópolis, que atende turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em nova reunião promovida com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED), lideranças locais e membros da comunidade escolar, foi realizada uma votação formal, com resultado praticamente unânime: 19 votos pela manutenção da escola e apenas 1 favorável à desativação.
Participaram do encontro o chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, professor Dirsio Ferreira; a secretária municipal de Educação, Neide Lorencena; o prefeito Gelson Coelho; vereadores; o professor Éder, representando a APP; profissionais da escola e pais de alunos. A proposta apresentada pela SEED e pelo Núcleo sugere o encerramento das atividades da unidade em 2026, sob alegação de falta de estrutura adequada e necessidade de realocação dos estudantes para outras escolas estaduais de tempo integral, como o Colégio Estadual Padre José de Anchieta, Escola Estadual de Nova Sant'Ana ou do Distrito de Doutor Antônio Paranhos.
A votação seguiu critérios definidos pela Secretaria de Educação, sendo restrita a responsáveis legais pelos alunos, professores, servidores concursados e PSS. Funcionários terceirizados não puderam participar do pleito. Ainda assim, a manifestação foi clara: a comunidade rejeita, mais uma vez, qualquer tentativa de fechamento da escola.
Escola é referência de vínculo comunitário
A Escola Estadual do Iolópolis é reconhecida pela comunidade pelo ambiente acolhedor, pela organização pedagógica e pelos bons índices de frequência e rendimento dos alunos. A direção, atualmente conduzida pela professora Solênia Siega, é elogiada por sua dedicação e pela luta em defesa da instituição. Para muitas famílias, o fechamento representa não apenas o fim de um espaço de ensino, mas a perda de uma referência de convivência e segurança para os estudantes.
“Temos pais que já estudaram aqui e hoje têm seus filhos matriculados na mesma escola. É um vínculo que vai além da sala de aula, é uma questão de pertencimento. Essa escola é da comunidade e para a comunidade”, declarou uma das participantes da reunião.
Procedimentos legais exigem escuta da comunidade
Conforme estabelece o Parecer Normativo nº 01/2018 do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), o fechamento de escolas estaduais exige diagnóstico técnico, consulta formal à comunidade, publicação de edital com no mínimo 15 dias de antecedência, registro em ata e envio de toda documentação ao CEE com pelo menos 180 dias antes do encerramento das atividades.
No caso do Iolópolis, esse trâmite já foi realizado anteriormente, e a posição da comunidade foi amplamente contrária ao fechamento. O novo processo, caso avance, deverá seguir novamente todos os passos legais, com respeito à decisão local.
Expectativa é de manutenção da escola
Com o apoio declarado de autoridades municipais, da direção escolar e de entidades como a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural- Assesoar, a Associação de Pais e Professores- APP, a comunidade de Iolópolis segue confiante na permanência da escola. A ata da reunião, com o resultado da votação, será enviada às instâncias superiores em Curitiba para análise da SEED.
“Estamos confiantes de que, mais uma vez, nossa escola vai permanecer aberta. Lutamos com união, com base legal e com o coração de quem acredita na educação pública de qualidade perto de casa”, conclui uma das representantes da mobilização.
A Rádio RCS FM segue acompanhando de perto todos os desdobramentos desta pauta, reforçando seu compromisso com a comunidade.
Rádio RCS FM – São Jorge D’Oeste
Comentários:

Veja também