Rcs FM 87,9 Mhz

Geral

Cruzeiro do Iguaçu e São João definem candidatos para eleições suplementares de outubro.

A população aguarda o desfecho das disputas para definir quem assumirá, de forma definitiva, a condução das prefeituras a partir de outubro.

Cruzeiro do Iguaçu e São João definem candidatos para eleições suplementares de outubro.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Os municípios de Cruzeiro do Iguaçu e São João irão às urnas no próximo dia 5 de Outubro para escolher novos prefeitos e vices, após cassações determinadas pela Justiça Eleitoral. As convenções partidárias, encerradas na última sexta-feira (22), confirmaram os nomes que estarão na disputa, em meio a um cenário de incertezas políticas e disputas judiciais.
Cruzeiro do Iguaçu: duas chapas na disputa em clima de impasse
Em Cruzeiro do Iguaçu, duas chapas foram oficializadas:
Dilmar Turmina, ex-prefeito, terá como candidato a vice o ex-vereador Volnei Vacca.
Jean Cardoso, ex-vereador, concorre ao lado do agricultor Guys, indicado para a vice.
Apesar da definição dos nomes, o clima político segue marcado por instabilidade. O atual prefeito afastado, Reni Kovalski, e a vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando efeito suspensivo da decisão que anulou a eleição anterior. O caso pode ainda chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Enquanto isso, a administração municipal está sob responsabilidade do presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Morelli, que assumiu interinamente por determinação da Justiça Eleitoral.
São João: duas coligações confirmam candidaturas
No município vizinho de São João, duas coligações apresentaram candidatos:
PL/PSD: Prefeito Joni Zanella Ferreira (PL), com a vice-prefeita Fabiana Mioranza (PSD).
PSDB/MDB: Prefeito Altair José Gasparetto, o Vadeco (PSDB), com a vice-prefeita Quitéria Von Frühauf Machado (MDB).
As candidaturas deverão ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) até esta segunda-feira (25). O pleito foi convocado após a cassação dos diplomas do ex-prefeito Clóvis Mateus Cuccolotto e do vice Valdir Wiesenhutter, acusados de abuso de poder político e econômico.
A eleição suplementar ocorrerá em 5 de outubro, das 8h às 17h, nos locais de votação habituais. Segundo o TRE, cada eleitor deverá levar cerca de 10 a 15 segundos para concluir o processo, já que a escolha se dará em apenas dois dígitos na urna.
Expectativa da população
Tanto em Cruzeiro do Iguaçu quanto em São João, a expectativa é de que o novo pleito traga estabilidade à administração municipal. No entanto, os desdobramentos judiciais ainda podem influenciar o cenário político, especialmente em Cruzeiro do Iguaçu, onde o recurso apresentado pelos gestores afastados segue em análise.
A população aguarda o desfecho das disputas para definir quem assumirá, de forma definitiva, a condução das prefeituras a partir de outubro.
Por Elisiane Conter com informações da Rádio Iguaçu FM e Rádio São João FM
Comentários:

Veja também