Apresentador está internado desde maio no Hospital Albert Einstein, após diagnóstico de infecção bacteriana aguda com sepse
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 75 anos, foi submetido a um transplante de fígado na quarta-feira (6) e, no dia seguinte, a um retransplante renal, conforme boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (7) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Os procedimentos foram realizados após a confirmação de compatibilidade de órgãos doados por um único doador, informada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Faustão está internado na unidade hospitalar desde 21 de maio, quando deu entrada com um quadro de infecção bacteriana aguda e sepse. Durante o período, passou por controle infeccioso, reabilitação clínica e acompanhamento nutricional para estabilização de sua condição antes das cirurgias.
Essa não é a primeira vez que o apresentador enfrenta procedimentos de alta complexidade. Em 2023, ele recebeu um transplante de coração, e em 2024, um transplante de rim. Apesar da cirurgia renal, Faustão seguiu realizando sessões de hemodiálise, como revelou em entrevistas recentes.
O histórico de saúde do comunicador é acompanhado por um cuidado rigoroso. Diabético e cardiopata, ele afirmou nunca ter fumado ou consumido bebidas alcoólicas. Com seu característico bom humor, já declarou que, após receber um coração de “um atleta de 35 anos”, precisava cuidar da “lataria e da funilaria” com fisioterapia e exercícios físicos.
Impacto na família
Devido à internação e às cirurgias, o filho de Faustão, João Silva, 21 anos, cancelou uma festa programada para esta quinta-feira em São Paulo, que contaria com a presença de personalidades como Neymar, Bruna Marquezine e Ana Maria Braga.
Faustão é casado com Luciana Cardoso, com quem tem dois filhos, João e Rodrigo, de 17 anos. Ele também é pai de Lara Silva, de 27 anos, fruto do relacionamento com Magda Colares.
Reconhecido como um dos maiores nomes da televisão brasileira, Faustão apresentou o Domingão do Faustão por 32 anos na TV Globo, deixando a emissora em 2021. Sua recuperação segue sob acompanhamento das equipes médicas do Hospital Albert Einstein, sob os cuidados dos doutores Álvaro Pacheco e Silva Filho (nefrologista), Marcelo Bruno de Rezende (cirurgião de transplante hepático), Fernando Bacal (cardiologista) e Eliezer Silva (diretor executivo de sistemas de saúde).
Comentários: