Os moradores de São Jorge D’Oeste amanheceram nesta quarta-feira, 24 de junho, com paisagens típicas do inverno. A forte queda nas temperaturas durante a madrugada favoreceu a formação de geada em diversos pontos do município, especialmente em áreas rurais e baixadas.
Segundo as previsões para São Jorge D'Oeste, a mínima desta quarta-feira (24) ficou em torno de 2°C, com sensação térmica próxima de 0°C, condição que favoreceu a formação de geada em diversas áreas do município.
O fenômeno ocorreu após a chegada de uma intensa massa de ar frio e seco que avançou sobre o Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio ganhou força durante a madrugada e trouxe condições favoráveis para a formação de geadas em grande parte do Sudoeste paranaense. O órgão meteorológico destacou que a região está entre as áreas com maior intensidade do fenômeno nesta quarta-feira.
Além do visual encantador proporcionado pelo gelo sobre gramados, telhados e lavouras, a geada também acende o alerta para produtores rurais, especialmente aqueles com culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.
Frio continua nesta quinta-feira
A previsão indica que o tempo permanece estável nos próximos dias, sem expectativa de chuva. O amanhecer desta quinta-feira (25) ainda deverá ser gelado em São Jorge D’Oeste, com temperaturas próximas dos 5°C a 7°C e possibilidade de formação de nevoeiro em alguns pontos. Durante a tarde, os termômetros devem subir gradativamente, alcançando marcas próximas dos 16°C a 20°C.
Segundo o Simepar, a massa de ar frio permanece sobre o Paraná, mantendo as manhãs frias e favorecendo a ocorrência de geadas isoladas em municípios do Sul e Sudoeste do Estado.
Inverno começou com força
O inverno de 2026 teve início oficialmente no último fim de semana e já demonstra características típicas da estação, com madrugadas geladas, nevoeiros e formação de geadas. A tendência é de que novas ondas de frio atinjam o Paraná ao longo da estação.
Comentários: