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Paraná

Governador lança pedra fundamental da modernização de duas rodovias no Sudoeste

O investimento do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), é de R$ 90,8 milhões

Governador lança pedra fundamental da modernização de duas rodovias no Sudoeste
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O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta quinta-feira (18) a pedra fundamental das obras de restauração e ampliação da PR-180 e da PR-281, entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste do Paraná. O investimento do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), é de R$ 90,8 milhões.

As obras estão em andamento e contemplam a restauração completa de 29,93 quilômetros da PR-180 e de 10,89 quilômetros da PR-281. Os serviços incluem a fresagem do asfalto e a aplicação de novas camadas de pavimento com asfalto modificado por polímero, tecnologia que aumenta a durabilidade e a resistência da pista. Em pontos mais críticos, a intervenção prevê a reconstrução total da rodovia.

Além da recuperação estrutural, o projeto contempla o alargamento das faixas de rolamento, que passam de 3,20 metros para 3,50 metros, a pavimentação de acostamentos e a implantação de terceiras faixas. Ao todo, estão previstos 9,10 quilômetros de faixas adicionais, distribuídos entre as duas rodovias, em segmentos com maior fluxo de veículos pesados.

Ratinho Junior destacou que a obra faz parte de um conjunto de investimentos estruturantes para enfrentar gargalos históricos da infraestrutura viária da região. “O Sudoeste tinha um grande desafio, que era a PR-280, considerada a pior rodovia do Paraná, praticamente intransitável. Não havia mais como restaurar, por isso optamos por uma rodovia de concreto, como é feito na Alemanha e nos Estados Unidos. Ela virou uma referência para o Paraná e para o Brasil. Depois fizemos os contornos de Pato Branco e Francisco Beltrão e agora avançamos para uma nova fase, com a restauração entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, uma artéria fundamental entre duas cidades que crescem muito”, afirmou o governador.

Segundo o ele, a restauração vai ampliar a capacidade da rodovia. “Teremos terceiras faixas, acostamentos, fazendo todo um restauro do atual pavimento, justamente para acompanhar esse crescimento da região que vive hoje, estamos aqui vivendo hoje um momento de muitas empresas vindo para cá, por todos os investimentos que estamos fazendo no sudoeste”, detalhou.

Ratinho Junior também ressaltou que os investimentos em rodovias caminham junto com a mudança no modelo de concessões do Estado. “Nós tínhamos o problema dos pedágios mais caros do Brasil, sem obras. Sempre disse que resolveríamos isso com preço justo, transparência, leilões na Bolsa de Valores e, principalmente, com muitas obras. Só no primeiro ano das novas concessões já temos mais de R$ 2 bilhões em duplicações em andamento. Esse ambiente de transparência e de jogo limpo explica por que o Paraná cresce, aumenta o PIB, gera mais empregos e continua trabalhando”, completou.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a obra faz parte de um programa mais amplo de investimentos em logística no Paraná, alinhado ao crescimento da movimentação no Porto de Paranaguá. “Batemos o recorde histórico de movimentação no Porto, ultrapassando 70 milhões de toneladas, com expectativa de chegar a 73 milhões. Para isso, o caminho até o Porto precisa estar preparado. São quilômetros e quilômetros de obras em todo o Paraná. A PR-280 mostrou que era possível fazer diferente, com uma rodovia mais larga, acostamentos, terceiras faixas e mais segurança para suportar cargas maiores sem aumentar o risco de acidentes”, salientou.

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou a importância da rodovia para o escoamento da produção agroindustrial e para a segurança viária. “Por essa estrada passam cerca de 100 milhões de aves por ano, além de milhares de litros de leite. É uma região fortemente ligada à produção. Estamos falando de uma rodovia com mais de 50 anos, que não suportava mais esse volume. Muita gente já perdeu amigos ou conhecidos nesse trecho. Agora vamos corrigir essa estrutura para garantir segurança e permitir que a região continue crescendo”, disse.

INTEGRAÇÃO DA REGIÃO – O Sudoeste do Paraná é um polo leiteiro e de produção de grãos e proteína animal. As cidades da região também têm vocação industrial e estão em expansão populacional. O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, ressaltou que o esforço do Governo do Estado para a realização da obra será fundamental para o futuro do Sudoeste. “É uma parceria forte e seguimos trabalhando junto em projetos em todo o Sudoeste”, disse.

Já o prefeito de Dois Vizinhos e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), Luis Carlos Turatto, disse que a obra tem impacto direto na integração regional e na economia local. “São mais de 40 quilômetros entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, interligando municípios que fazem parte da AMSOP. É uma obra fantástica, esperada há muitos anos. O Sudoeste é uma região abençoada, campeã na produção de grãos, leite e em várias cadeias do agronegócio, e que se desenvolveu muito nos últimos anos”, analisou.

Durante a execução das obras, alguns trechos operam no sistema pare-e-siga. O DER/PR orienta os motoristas a redobrarem a atenção, respeitando a sinalização provisória e as orientações das equipes no local.

 

PRESENÇAS – Também participaram da agenda o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; os presidentes do IAT, Everton Souza; e DER/PR, Fernando Furiatti; e do Detran-PR, Santin Roveda; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados estaduais Ademar Traiano, Adão Litro, Luiz Fernando Guerra, Wilmar Reichembach e Luís Corti; os deputados federais Paulo Litro e Vermelho; e o diretor do Grupo Itac, Anderson Schimitt.

FONTE/CRÉDITOS: AEN
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