As fortes chuvas que atingem a região de Goioxim, no Centro-Sul do Paraná, provocaram alagamentos, danos em pontes e estradas e deixaram famílias desabrigadas. Diante da situação, o prefeito Eder da Balsa anunciou que vai decretar situação de emergência até o fim da tarde desta terça-feira (28) e adiou as festividades de aniversário do município.
De acordo com o prefeito, a chuva começou na noite de segunda-feira (27) e se estendeu pela madrugada, causando transtornos em várias localidades. “Ainda não deu para estimar quantas pontes e bueiros estão danificados, nem a real situação das estradas, porque muitas estão sob a água”, explicou.
A ponte sobre o Rio Jequiá, na entrada da cidade, está comprometida, impossibilitando a passagem de veículos. Ruas e residências foram tomadas pela água, mas, segundo o prefeito, muitas famílias preferem não deixar suas casas. Um projeto habitacional para construção de moradias já tramita na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para atender parte dessas famílias.
Eder da Balsa também pediu que a população evite trafegar pela PR-364, rodovia que liga Goioxim à BR-277, em Guarapuava, e a outras localidades. A Defesa Civil deve chegar ainda hoje ao município para fazer o levantamento dos danos e prestar atendimento emergencial.
O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) informou que não há uma torre de monitoramento em Goioxim, o que impede a medição precisa do volume de chuva. A previsão, porém, indica que a instabilidade continua até quarta-feira (29), com possibilidade de uma breve trégua antes da volta da chuva no fim de semana.
Festividades adiadas
Em virtude da situação, o município adiou as comemorações do aniversário de Goioxim. Estava prevista para esta quarta-feira (29) a etapa do Canta Cantu, e, na quinta-feira (30), data do aniversário, haveria bolo de 30 metros, anúncios de investimentos e show de renome nacional.
“Vamos adiar porque não há clima para festividades”, afirmou o prefeito.
FONTE/CRÉDITOS: Portal RSN
Comentários: