Rcs FM 87,9 Mhz

Geral

Primeiro frio do outono está chegando e pode ter até geada

Os efeitos dessa massa ar frio de origem polar serão sentidos entre a noite do dia 16 de abril e a segunda-feira, 20 de abril.

Primeiro frio do outono está chegando e pode ter até geada
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A primeira queda de temperatura acentuada do outono será sentida no Brasil nos próximos dias. A massa de ar frio de origem polar que vai causar o primeiro frio de outono, chega ao país pelo interior do continente.

Pela primeira vez em 2024 poderemos ter geada nos três estados da Região Sul do Brasil. Várias capitais do centro-sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano.

Frente fria e ciclone extratropical

A frente fria que vai trazer a massa de ar frio continental se forma na terça-feira, 16 de abril, entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical. 

Este ciclone extratropical não vai avançar para o Brasil, mas terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois ficará próximo da costa da Argentina até a quinta-feira, represando o ar gelado no norte deste país. Com a barreira do ciclone, o ar polar não vai conseguir escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e interior da Região Sul. 

O centro (região mais fria) da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira, 18 de abril.

Quando ocorre a queda da temperatura?

Os efeitos dessa massa ar frio de origem polar serão sentidos gradualmente em vários estados do Brasil entre a noite do dia 16 de abril e a segunda-feira, 20 de abril.

Geada

Pela primeira vez este ano, há expectativa de frio intenso suficiente para causar geada, mas apenas na Região Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio de Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná.


FONTE/CRÉDITOS: Clima tempo
Comentários:

Veja também