Rcs FM 87,9 Mhz

Geral

Se não puder ajudar, não atrapalhe: As Fake News sobre as enchentes

Dezenas de mentiras espalhadas atrapalham o salvamento das vitimas

Se não puder ajudar, não atrapalhe: As Fake News sobre as enchentes
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nos últimos dias o estado do Rio Grande do Sul foi castigado por fortes chuvas e enchentes que devastaram cidades. Ao todo já são dezenas de mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados. É a maior catástrofe natural da história do estado gaúcho.
As redes sociais aproximam muito as pessoas e aceleram as comunicações, porém em contrapartida a disseminação de “Fake News” seguem incontornavelmente, e isso atrapalha muito quem está ajudando e também quem precisa de ajuda.

Listamos algumas mentiras que já foram detectadas para nossos ouvintes ficarem em alerta:

Pix de arrecadações falsas:


Algumas personalidades do estado estão realizando vaquinhas para reverter em benefícios ao povo afetado, uma das maiores foi a promovida pelo humorista Badin, ao lado do também humorista Guri de Uruguaiana e o programa Pretinho Básico. Esta não é a única, são diversas que estão arrecadando fundos, mas acredite se quiser, até nesse momento tem gente tentando tirar proveito e estão criando vaquinhas falsas  e anunciando em nome de celebridades, para obter lucros para si, em nome do sofrimento alheio.

Alarme Falso na UTI


Durante a manhã de sábado, houve o rumor de que nove pessoas teriam morrido na UTI do hospital de Canoas por causa da enchente, mas a informação não era verídica. O próprio prefeito chegou a receber a informação errada em um primeiro momento.
Ainda no sábado, a PM suspendeu as buscas em Canoas com uso de barcos por cerca de 2 horas após uma notícia falsa se espalhar de que haveria risco de dar choque na água. No entanto, tudo não passava de um boato. Também houve informações falsas de rompimento completo de diques. “Essas fake news atrapalham muito”, lamentou o prefeito.


158 presos soltos


Outra mentira que circulou nas redes sociais foi a de que 158 presidiários haviam sido liberados, pelo fato do presídio onde estavam começou a ser inundado pelas fortes chuvas. É mentira.


Bebê boiando nas enchentes


Um áudio que circula, também nas redes sociais, supostamente relata o testemunho de um homem que encontrou um bebê morto, boiando nas águas das enchentes. O Governo do estado do Rio Grande do Sul não informou a morte de nenhum bebe nas enchentes. 


Show da Madonna foi pago com recursos federais


Outra situação debatida com muito calor nos tribunais da Internet é sobre o Show da Madonna, que supostamente havia sido custeado pelo governo federal. 
O show que aconteceu no Rio de Janeiro no último sábado, 04, teve um custo aproximado de 60 milhões de reais. 10 milhões pagos pela prefeitura municipal, 10 milhões pagos pelo governo do estado e o restante custeado pela Heineken e Itaú. O evento que foi gratuito na praia de Copacabana movimentou 300 milhões de reais.


Lula voltou ao RS

Por conta de uma polarização política houveram muitas mentiras sobre onde estaria o presidente da república (inclusive circularam imagens afirmando que a primeira Dama estaria se encontrando com a Madonna, no Rio)  e se ele havia tomado medidas sobre o acontecido. 
O governo federal está atuando na região do desastre com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações. O efetivo é de quase mil militares das Forças Armadas.
Já o Ministério do Desenvolvimento Social disponibilizou, até o momento, 92 mil cestas básicas, sendo que 52 mil já estão em processo de entrega à população e as outras 40 mil estão em trânsito.

 

O momento é difícil para o povo gaúcho, requer união e solidariedade, não mentiras. Se puder, realize doações nas vaquinhas que voce tem certeza que são reais ou doe nas agências dos correios. 

Comentários:

Veja também