O fim de semana deu uma trégua nas tempestades com alto volume de chuva no Paraná, mas a semana promete trazer novas pancadas de chuva irregulares pelo Estado. As temperaturas, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), foram historicamente baixas no amanhecer no Interior, mas à tarde voltam a subir. A gangorra das temperaturas também será marcante na região Leste: as máximas começam a semana amenas e terminam perto dos 30°C.
Assim como ocorreu por vários dias na semana passada, na sexta-feira (02) algumas cidades paranaenses registraram grandes volumes de chuva. Entre elas estão Umuarama (78,8 mm), Cidade Gaúcha (Inmet) (60 mm), e Altônia, Loanda, Londrina, Diamante do Norte (Inmet) e Guaraqueçaba (entre 35 e 40 mm). O cenário mudou entre sábado e domingo (04), quando os acumulados de chuva nas estações meteorológicas paranaenses não passaram de 14 mm.
Nesta segunda-feira (05), o dia amanheceu com grande cobertura de nuvens desde o Litoral até o Centro-Sul e Campos Gerais. Entre a Serra do Mar e as praias há registro de chuvas fracas e isoladas de forma passageira, que devem persistir ao longo de todo o dia, e também ocorrer em outras cidades da faixa Leste do Paraná. Em Curitiba e em Guaratuba, por exemplo, a temperatura máxima não deve passar dos 21°C.
No Interior, o dia começou com frio histórico em pleno verão: esta segunda-feira (05) teve a temperatura mais baixa já registrada pelas estações meteorológicas do Simepar em janeiro em Altônia (15,7°C), Capanema (11,3°C), Cascavel (11,9°C), Cruzeiro do Iguaçu (13,3°C), Foz do Iguaçu (12,3°C), Distrito de Horizonte, em Palmas (8,4°C), Pato Branco (11,6°C), Candói (14,3°C), e Umuarama (14,8°C). Também registraram a menor temperatura para janeiro as estações do Inmet em Clevelândia (9,3°C) e General Carneiro (5,6°C).
“Isso decorre do avanço de uma massa de ar mais frio que veio na retaguarda de uma frente fria que se deslocou ao longo do final de semana pelo oceano na altura do Paraná, trazendo alívio nas temperaturas em comparação ao cenário observado nos últimos dias. Essa massa de ar mais frio, também um pouco mais seco, traz no Interior do Estado predomínio de tempo estável”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Apesar do amanhecer de temperaturas amenas, há variação de nuvens e ao longo do dia terá elevação das temperaturas, o que possibilitará à tarde pancadas de chuva irregulares, especialmente no Oeste e na faixa Norte do Estado.
A situação segue parecida na terça-feira (06): chuvas isoladas na faixa Leste, com maior cobertura de nuvens, enquanto no Interior há presença de sol, com variação de nuvens e elevação das temperaturas. A massa de ar mais frio se desloca pelo oceano, se afastando do Paraná.
“Na faixa Leste, durante a tarde de terça-feira, são esperadas chuvas pontualmente intensas, até mesmo acompanhadas de trovoadas. No Interior, novamente há possibilidade para chuvas isoladas, mas agora especialmente na faixa Norte. A possibilidade de temporais não está descartada, principalmente no final do dia”, afirma Leonardo.
Na quarta-feira (07), o sol aparecerá com maior intensidade. A previsão segue apontando a possibilidade de pancadas de chuva e temporais localizados em toda a metade sul do Paraná, além do Oeste e Centro-Sul. As chuvas podem ser pontualmente intensas, com rajadas de vento eventualmente mais fortes.
As temperaturas se elevam durante a tarde, chegando na marca dos 30°C em algumas cidades do Interior, e podendo ultrapassar essa marca no Noroeste. Na faixa Leste, em virtude da maior presença de nuvens, mesmo com o sol aparecendo em alguns momentos, as temperaturas não se elevam tanto e ficam ao redor dos 25°C a 27°C entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias.
BAIXA PRESSÃO – O tempo muda entre quinta e sexta-feira (08 e 09). “Em virtude da formação de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai, as instabilidades aumentam no estado do Paraná de forma mais generalizada, atingindo também porções do Centro e Norte do Estado (onde o início da semana será mais seco), em especial no turno da tarde, que é o período de maior aquecimento. Temporais localizados não estão descartados e chuvas pontualmente intensas são esperadas em todas as regiões”, acrescenta Leonardo.
As temperaturas ficam ao redor dos 30°C em todo o Estado na quinta-feira (08). A diferença não é grande no Interior, mas será percebida com mais intensidade pela população que está na região Leste, já que as temperaturas máximas serão mais amenas no início da semana.
Devido à chuva, na sexta-feira (09) as máximas terão leve declínio, ficando ao redor dos 26°C na RMC, Campos Gerais e Norte, e 28°C no Litoral. A exceção é a região Oeste, que segue quente na sexta-feira, e terá declínio nas temperaturas no sábado. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, as máximas vão de 30°C na sexta-feira (09) para 26°C no sábado (10).
Comentários: