No dia 17 de agosto, a Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI), em Mandirituba, sediou a 35ª Romaria da Terra do Paraná. O evento reuniu caravanas vindas de diversas regiões do estado, acolhidas com calor humano pela Diocese de São José dos Pinhais.
A Assesoar esteve presente com associados, parceiros e seu presidente, Inácio Werle, que destacou a importância do encontro como espaço de fé e resistência. “Foi um dia de esperança, de troca de experiências e de reafirmação da importância da terra como mãe, como sagrada, como nossa casa comum”, afirmou.
Com o tema “Diversidade camponesa cuida da terra, promove a vida” e o lema “Tudo será bom, se cuidarmos da Casa Comum”, a Romaria reafirmou o compromisso das comunidades de fé e movimentos sociais com a preservação do meio ambiente, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e com a Campanha da Fraternidade 2025, que traz como pauta a Ecologia Integral.
A programação contou com momentos de oração, caminhada, mística e grupos de partilha, que refletiram sobre a crise climática, a preservação do solo, a produção de alimentos saudáveis, a importância das abelhas e a luta pelo direito à terra. “Voltamos fortalecidos, com a certeza de que precisamos valorizar e cuidar da terra, porque dela depende a vida de todos nós”, acrescentou Werle.
Reconhecida como uma caminhada de fé, luta e esperança, a Romaria da Terra busca reafirmar a vida, a justiça social e um futuro sustentável. Ao completar 40 anos de trajetória no Paraná, segue como espaço de resistência, memória e compromisso com a vida.
Legenda da foto: O grupo saiu na noite de sábado, 16, de Francisco Beltrão para chegar cedo na sede da ABAI.
Credito da foto: Divulgação Assesoar.
Comentários: