Rcs FM 87,9 Mhz

São Jorge D'Oeste

RCS FM testa o orelhão da comunidade de Santa Luzia, um dos poucos ainda ativos do Sudoeste do Paraná

Na região Sudoeste, os orelhões já se tornaram raridade.

RCS FM testa o orelhão da comunidade de Santa Luzia, um dos poucos ainda ativos do Sudoeste do Paraná
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Os telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, que foram um dos principais meios de comunicação até a década de 1990, estão oficialmente com os dias contados no Brasil. Os equipamentos começaram a ser retirados das ruas e o processo deve se estender até o final de 2028, após o encerramento dos contratos de concessão das telecomunicações em dezembro de 2025.

Mesmo diante desse cenário, São Jorge D’Oeste segue se destacando no Sudoeste do Paraná por manter um dos poucos orelhões ainda em funcionamento na região. O equipamento está localizado na comunidade de Santa Luzia e continua atendendo moradores do interior.

Na região Sudoeste, os orelhões já se tornaram raridade. Em São João, por exemplo, ainda existe um aparelho ativo na comunidade de Santa Terezinha, mas a maioria dos equipamentos foi desativada ou está em processo de retirada.

Teste realizado pela RCS FM confirma funcionamento do número

Durante a apuração jornalística, surgiram dúvidas quanto ao funcionamento do orelhão da comunidade de Santa Luzia. Inicialmente, a informação não era de conhecimento da reportagem, mas posteriormente a esposa de Adrianinho relatou que esteve no local e contribuiu para o esclarecimento da situação.

Foi confirmado que o telefone que ainda recebe chamadas está vinculado à antiga escola próxima à comunidade. O aparelho físico onde havia o orelhão permanece instalado, porém encontra-se desativado. Mesmo assim, o número telefônico segue ativo, com as ligações sendo direcionadas para a região próxima à antiga escola.

Para confirmar as informações, a RCS FM, por meio da repórter Elisiane Conter, entrou em contato direto com a comunidade e realizou testes no número, com o apoio de Beatriz de Lima e Davi Luiz, que acompanharam as ligações e auxiliaram na verificação prática do funcionamento do serviço.

Panorama regional

Levantamento da Rádio Club de Palmas, com base em dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), aponta que o Sudoeste do Paraná ainda possui 18 orelhões, sendo 10 ativos e 8 em manutenção, todos instalados em comunidades do interior dos municípios. Entre eles, está o equipamento de São Jorge D’Oeste, que segue atendendo a comunidade de Santa Luzia.

Em dezembro de 2024, a Anatel contabilizava 397 orelhões — entre ativos e em manutenção — nos municípios do Sudoeste. Com a desativação definitiva desses aparelhos, as operadoras devem redirecionar recursos para investimentos em redes de banda larga e telefonia móvel, marcando o avanço definitivo da transição tecnológica no país.

Comentários:

Veja também